Plantar, cultivar e colher hortaliças e legumes, reforçando a alimentação saudável e geração de renda faz parte do Projeto “Horta Comunitária no Quintal” que foi lançado oficialmente no dia 17 de maio pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).
O Projeto conta com a parceria do CRAS, Cadastro Único, Programa Criança Feliz, Prefeitura Municipal de Arapoema e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (RURALTINS).
A iniciativa promove a produção de alimentos sem agrotóxicos, acesso aos alimentos saudáveis e frescos, inclusão social, oportunidade de geração de renda e complementação alimentar.
Participam na primeira etapa do projeto cerca de 10 mulheres empreendedoras e beneficiárias dos programas sociais atendidas pela Assistência Social e CRAS.
A implantação da horta comunitária no quintal também garante às mulheres empreendedoras o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas; orienta hábitos alimentares saudáveis; estimula o fortalecimento de vínculos e a valorização social através do trabalho em equipe. Além desses benefícios, a horta comunitária também pode ser uma fonte de atividade física e de lazer.
Para a execução do Projeto “Horta Comunitária no Quintal” foram realizadas limpezas dos lotes/quintais nas casas das participantes, onde foram preparados e montados canteiros com adubos e estercos, com a orientação e o acompanhamento da Agrônoma do Ruraltins, Poliana Reis.
As sementes e mudas também serão cedidas pela Secretária Municipal de Assistência Social de Arapoema.
As mulheres empreendedoras e participantes do projeto que não tinha quintal para montar o seu canteiro com adubos e esterco, puderam utilizar o espaço do CRAS.
“O Projeto Horta Comunitária no Quintal é muito importante para nossa comunidade, pois propicia informações e conhecimentos sobre o plantio, como uma solução prática, estratégica e econômica para melhorar a qualidade de vida das mulheres empreendedoras e beneficiárias dos programas sociais, por meio da alimentação saudável” ressaltou a Secretária de Assistência Social, Rosana Pedreira.